1. Revisar o propósito e a Estratégia Central
📌Missão, Visão de futuro, Valores, Princípios Decisórios
Se isso não estiver claro, a empresa não tem um norte. Comece por alinhar tudo e validar: “Ainda faz sentido? É isso mesmo que queremos entregar para o mundo?”
2. Diagnosticar gargalos com dados reais
🔎 Analise onde há represamento daquilo que agrega valor ao negócio. Na produção? No comercial? Na expedição? No endividamento? na falta de capital de giro? Tenha indicadores que gerem reflexões mais aguçadas sobre como você está. Se não mede, não gere. Se não gere, não melhora. A empresa precisa olhar para a verdade nua e crua. Ter bons indicadores financeiros e de ciclo de operação ajudam muito e fazem toda a diferença.
3. Enxugar e focar no que gera resultado
💡 Corte o que não entrega valor e otimize processos. Chega de romantizar produtos ou serviços que só consomem energia e capital. E entregue qualidade compatível ao que se paga. Muitas vezes empresas entregam muito além do que o cliente está disposto a pagar, o que amplia, substancialmente, custos internos, colocando a atividade em risco.
4. Reposicionar marca e produtos para valor percebido
🎯 Preço não é tudo. Valor é o jogo. Revise identidade, diferenciais, proposta de valor e canais de marketing, de vendas. Produto bom mal posicionado é como sinfonia em estádio de futebol vazio e Comercial na atividade passiva é um perigo ao futuro do negócio. Hoje marcas consolidadas como O Boticário, Cacau Show, entre outras, com um histórico de marketing agressivo optaram por vendas externas e saíram da mera espera para o cliente. E sua empresa, já mudou esta postura?
5. Ter liderança que retém e estimula talentos
👥 Um time de líderes preparados com metas claras, perfil alinhado, poder decisório, coragem e responsabilidade. Liderança fraca ou em dúvidas destraciona o poder de transformação da empresa pela dúvida que expande ao time. Além disso criar Gestão Pelas Competências, traçando o perfil do profissional ideal para cada função, com seus conhecimentos, habilidades e atitudes esperados faz toda a diferença.
6. Desenhar um comercial profissionalizado
📈 Comercial sem meta, indicadores, rotina de atendimento, vendas ativas e devolutivas ao cliente e argumentos estruturados é só torcida. Invista em funil, potencialização do relacionamento com o cliente, via tecnologias e política comercial com regra do jogo clara, dinamizando a equipe e até o gestor comercial.
7. Controlar o caixa e racionalizar dívidas
💸 Lucro não é suficiente. Precisa girar com caixa e reduzir custo financeiro. Renegociar juros, alongar dívida, gerir capital de giro e sair do juro alto é prioridade. Muitas vezes empresas fazem investimentos além de sua capacidade e se estrangulam no capital de giro, ficando em condições temerárias. Uma oscilação de mercado pode coloca-la em condição de vulnerabilidade.
8. Implantar uma cultura de melhoria contínua
♻️ Desafiar o time em ter a qualidade no DNA e melhorar continuamente o que faz e analisar as causas originárias de retrabalhos. Empresas que crescem sustentavelmente não vivem de “ideia genial”, vivem de execução disciplinada. Para alcançar isso é indispensável baixa rotatividade de pessoal com estratégias de retenção dos melhores profissionais. Os modelos tradicionais, originários do Século XVIII não funcionarão mais.
9. Compre bem e venda bem
♻️ Sempre há espaço para comprar melhor e mais espaço ainda para colocar valor ao que você vende. Muitas vezes é necessária sabedoria para reposicionar seu produto ou serviço no mercado e encontrar caminhos para que haja maior valor agregado para ele. Sabendo comprar seus insumos você também amplia sua margem líquida.
10. Sem obrigação de ser o maior
♻️ Você não tem obrigação de ser o maior. Mas tem o compromisso de ser o melhor em rentabilidade com controle sobre custos variáveis, custos fixos, custos financeiros e resultados líquidos obtidos. Muita empresa nem sabe seu ponto de equilíbrio (Quanto precisa para não ter lucro e prejuízos) e, desta forma, fica míope quanto aos caminhos a tomar, o que precisa ser revertido.