Olá. Tudo bem com você? Estamos vivendo um momento singular de transformações na gestão empresarial. Justamente por este motivo deixo uma pergunta: – Será que somente informatizando e colocando robótica em sua organização haverá a solução da maior parte dos problemas enfrentados cotidianamente? Acredito que não.
Fala-se muito, aos quatro cantos de indústria 4.0, de gestão 4.0 e um vínculo direto desta revolução com tecnologias entrantes… De fato as tecnologias serão um divisor de trajetória para as organizações empresariais, mas não são tudo, pois devemos ficar atentos a cultura da empresa que, normalmente, é mais complexa e lenta na modificação.
Se você quer ter uma organização noutro patamar deverá modificar a cultura de sua empresa que precisa estar mais aberta e receptiva para a inovação e isto não é uma tarefa fácil e geralmente rápida. Culturas são construídas, principalmente, pela postura dos líderes. Eles que geram características singulares em suas respectivas empresas por imitação de comportamentos, reações diante de situações adversas, forma de socialização de novos membros, definição de condutas e comportamentos, critérios no recrutamento, na seleção e na promoção de pessoas, forma de gestão das falhas e graus de egos e centralização administrativa.
Um líder egocentrista fica concentrado em ser “dono das melhores ideias”, “dono das maiores conquistas” e segue aquela velha linha de dando certo foi ele o todo poderoso que conseguiu o êxito, já dando errado foi o time que fraquejou e deve ser condenado, intensivamente, por tal prática. Esta forma de condução empresarial, em que os altos dirigentes da empresa devem ser os detentores da sapiência máxima e da assertividade suprema está naufragando há certo tempo… Afinal a construção de soluções e inovações no ambiente empresarial deve se dar de forma compartilhada e com pessoas com as competências ideais para agregarem transformações que vão muito além de projetos. Criam soluções para a vida da empresa e dos consumidores. Soluções que possibilitam a criação de dinheiro novo para o que se produz ou economia de custos. Se o ambiente empresarial for favorável a construção colaborativa do conhecimento, tudo fica mais fácil. As grandes corporações até estão rompendo fronteiras internas e buscando conhecimentos dos mais diversos pontos do mundo, por entenderem que abrir possibilidades pode ser a diferença entre ingressar num novo modelo de sucesso ou correr o risco de desaparecer.
Portanto falar em revolução 4.0 nas empresas significa revirar condutas e mudar o gestor em sua essência, sua alma, para uma nova visão do que são os caminhos a serem tomados. Tais dirigentes devem se cercar de pessoas melhores do que eles permitindo um diálogo franco, sem subterfúgios e egos, voltado a construção do amanhã que começa logo ali, muito provavelmente no dia seguinte.
A mudança dos gestores é o princípio da transformação na cultura organizacional que geralmente é adquirida e não herdada, pois foi formada a partir de histórias, vivências, adaptações e descobertas de um grupo de pessoas de como melhor lidar com dificuldades cotidianas havendo acordos vivenciais de validação ou não de condutas de seus membros. A partir daí surgem culturas tradicionais (Centralizadoras, hierarquizadas e pouco interativas, tendo o medo da exposição como um dos fatores de maior limitação) ou modernas (Interativas, abertas ao novo e que valorizam a ousadia e o pensar fora do senso comum). Não existe o modelo perfeito, mas a construção do modelo ideal da empresa se evidencia quando ela alcança um ritmo de transformação que entra em sinergia com as mudanças que a competitividade globalizada exige, principalmente no sentido de se reinventar para ser competitivo.
Se seu comércio, sua indústria não estão se moldando ao que vem por ai, cuidado. Há um grande trabalho a ser desenvolvido dentro de seu contexto organizacional que, se não realizado, pode representar um preço muito caro a ser pago no futuro. A ausência de atitudes dos gestores também gera consequências… E, afirmo, é momento de investir na competitividade de seu negócio começando pela sua forma de ver, conduzir e tratar o presente e o futuro dele. É fácil a mudança? Não é fácil, mas se mostra inevitavelmente necessária.
Ótimo dia para você e até a próxima.
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