Saia do vermelho e mude sua trajetória empreendedora

Se você está acumulando dívidas na atividade empreendedora ou na vida pessoal, fique atento: Não tomar atitudes terá, sim, impactos na sua vida. Se não mudar o resultado tende a ser o mesmo: continuar no vermelho e entrar, futuramente, em colapso absoluto. Comecei a vida sem capital e, levando pancadas, fui acumulando conhecimentos que influenciaram em práticas que fizeram diferença para sair do vermelho e aqui seguem dicas rápidas.

Saiba viver bem com o mínimo – Pobre é quem precisa muito para viver. E muitas vezes o colapso das empresas está no descontrole financeiro da vida pessoal de seus sócios. Você precisa definir um Prolabore e viver com ele, sem subterfúgios. É normal chegar numa empresa, realizar a análise financeira dela e não aparecerem, nos dados repassados, as retiradas dos sócios. Aos serem questionados, surge a resposta: um prolabore e um, dois salários. Com a lupa no caso é possível que os sócios usam, e muito, de uma estrutura da empresa e, muitas vezes, fazem retiradas que comprometem o caixa delas. Falta de liquidez numa empresa é um perigo e, para evitar isso, o primeiro passo é rever as despesas familiares que, geralmente, sangram organizações que, infelizmente e, erroneamente, misturam contas pessoais de empresariais, o que, também, deve ser mudado.

Controle sua empresa – Quem não controla não gerencia. Apenas acha que está gerenciando. Como muitos sócios tiram dinheiro do caixa se nem sabem o resultado da empresa. É indispensável saber o resultado operacional – quanto que a operação rendeu; o resultado líquido – quanto sobrou depois da operação e dos custos financeiros e os pontos de equilíbrios – valores que, a partir dali, representam acima lucros e abaixo prejuízos. Bem como outros indicadores em cima de pontos vitais do negócio.

Saiba para onde foi o dinheiro – Existem casos de sociedades que, levianamente, determinado sócio diz que foi roubado, pois “sumiu” o dinheiro. Na maioria dos casos o dinheiro até sumiu do caixa, mas se diluiu no chamado ciclo operacional, abastecendo fornecedores, estoques e prazos concedidos aos clientes. Empresas com compradores compulsivos muitas vezes se estrangulam por adquirir demais, tendo um giro médio de estoques muito prolongado; outras compram à vista e acham que estão fazendo o máximo e outras concedem mal o crédito e, nestes casos, se estrangulam em liquidez. Certa vez atendi empresa de varejo que estava usando todos os créditos possíveis, pagando juros pesados e no limite. Fui analisar o ciclo e percebi, claramente, compras compulsivas que geraram um estoque 5 vezes acima do ideal. Resultado: mercadorias sobrepostas, “entulhadas” que não vendiam; mercadorias vencendo e, literalmente, se perdendo. A partir da mudança do ciclo da empresa ela pagou todas as dívidas e ainda fez caixa.

Estabeleça caminhos – Se você não tem meta qualquer resultado é aceito e seu time vira BG (Bunda Grande), tal a acomodação na filosofia “o que vir tá bom”, erro fatal. Empresa ou profissional liberal sem horizonte de meta não sabe para onde ir e se acomoda. Mude a atitude.

Contrate bem e valorize quem está ao seu lado – Certo dia conheci um grande empresário na região central do Paraná que evidenciou que precisava enxugar os custos. E iria enxugar em fornecedores para diminuir o Custo da Mercadoria Produzida – CMP de sua indústria e vários outros variáveis e alguns fixos. Tudo menos os ganhos do time. Segundo ele, quem acha que tirar ganhos do time é vantajoso comete equívoco gigante: afinal é o time que faz a empresa e precisa ter maior tempo de permanência nela e comprometimento com resultados. Profissionais que se sentem enganados ou desprezados, instintivamente, não oferecerão o potencial que apresentam. Se você pensa em ganhar sozinho e curte isso, repense, pois será o primeiro prejudicado em liderança e resultados. Sua organização deve pagar, no mínimo, o equivalente ao mercado e se possível acima, tendo estímulos variáveis que são mobilizadores.

Foco em potenciais passivos – Liste o que pode gerar passivos elevados para sua atividade. A partir disso adote ações preventivas ou protetivas em cima deles. Há casos de demandas financeiras inesperadas que comprometem a vitalidade da atividade. Quem tem muito dinheiro não sofre, mas se você está começando deve ser mais precavido.

Desprenda-se do ego – Você não tem, necessariamente, que ser o melhor da empresa. Cerque-se de pessoas melhores que você e as valorize, criando um círculo virtuoso de prosperidade. Muitas vezes o ego inibe a realização de muitos profissionais que acabam migrando para a concorrência, muitas vezes nem por dinheiro, mas por ambiente e pequena valorização a mais. Sabemos que temos escassez de gente qualificada no Brasil, mas, justamente por isso, temos que valorizar quem está na casa e sabemos de suas virtudes e defeitos e como potencializar resultados com quem tem história conosco.

Forme o time certo –  Você precisa de gente que esteja para fazer diferença. Se não está comprometido ou apresenta liderança negativa, tente alinhar e fazer com que a energia seja a favor da empresa. Se não conseguir, tenha a coragem de mudar. Muitas vezes custa caro, dói, mas aumenta suas chances. Bom sempre ter um banco de profissionais possíveis para ingresso futuro na organização.

Cuidado com o excesso de ambição – Faça o certo. Muitas vezes surgem oportunidades mirabolantes, maravilhosas. Desconfie delas e faça com que haja um crescimento contínuo e progressivo da sua organização. Saltos em desenvolvimento e atividades em que os faturamentos sobem e descem a cada momento, podem ser altamente perigosos.

Tenha previsibilidade – Ter caixa, ter crédito e ter previsibilidade futura gera segurança e tranquilidade na gestão, bem como compras melhores, decisões mais acertadas e mais harmonia nas relações.

Sem desespero em vendas – Importante a empresa ter receitas para chegar ao ponto de equilíbrio. A partir dali reveja valores para agregar mais rentabilidade geral, o que impactará, diretamente, no lucro líquido. Trabalhar para se manter, não é boa escolha: a atividade precisa de lucro, o que, verdadeiramente, traz segurança e prosperidade.

Por Marcelo Silveira Dalle Teze, Consultor em gestão avançada de atividades empreendedoras www.emxbrasil.com.br Foto: Freepik

Compartilhe nas suas redes:
Por Marcelo Dalle Teze
Publicado em 20-jan-2024
Administrador habilitado em Marketing e jornalista, especialista em Gestão de Pessoas e em Indústria 4.0, MBA em Gestão Industrial. Amplo conhecimento em Governança Corporativa, Gestão Financeira e experiência em comunicação. É auditor ISO9001:2015 com ampla experiência em consultoria empresarial em diversos segmentos. Autor do Livro – Horizonte Estratégico Interativo para a Prática – HEIP e com atuação em cases vencedores do Top de Marketing ADVB-PR e ganhador de prêmios nacionais de comunicação e gestão.
Veja mais
Conteúdos relacionados
A necessidade da cultura empresarial 4.0
Olá. Tudo bem com você? Estamos vivendo um momento singular de transformações na gestão empresarial. Justamente por este motivo deixo uma pergunta: - Será que somente informatizando e colocando robótica em sua organização haverá a solução da maior parte dos problemas enfrentados cotidianamente? Acredito que não. Fala-se muito, aos quatro cantos de indústria 4.0, de…
Marcelo Dalle Teze
Em 29-dez-2023
Ver mais
A construção de um mundo novo
Olá. Eu você, nós somos como um grãozinho de areia dividido em um milhão de vezes num grande deserto. Se imagine um grãozinho de areia dividido em um milhão de vezes num imenso deserto. Somos pequenos, né? Mas, ao mesmo tempo somos o centro do mundo. Pois a vida gira no nosso entorno, como um…
Marcelo Dalle Teze
Em 30-dez-2023
Ver mais
Trajetória de vida numa única empresa é tendência que volta
Cotidianamente percebemos gurus evidenciando o fim do emprego e que as pessoas trabalhão por projetos e pelo que entregarem. De fato, isto irá acontecer, mas muitas organizações terão seus olhos voltados para talentos honestos, dedicados, focados e com o objetivo de crescer e fazer a trajetória de vida dentro delas. Mesmo com a pior das…
Marcelo Dalle Teze
Em 29-dez-2023
Ver mais
Tenha acesso a nossa expertise para impulsionar os resultados da sua empresa. Entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp, é simples e rápido.
Falar com consultor