Oportunidades e armadilhas no Mundo das Franquias
Categorias:

Se você possui uma empresa que vem apresentando lucros e tem uma operação devidamente controlada e bem gerida há uma alternativa que pode potencializar seus resultados. A criação de franquias da sua marca. Uma das mais utilizadas é a franquia de terceira geração em que há a liberação, via contrato, para um terceiro de marca, conhecimento e produtos de uso exclusivo para que este franqueado tenha aceleradas ações que venham tornar mais competitiva sua atividade.

O franqueador poderá criar uma rede de empresas franqueadas, algo que lhe permite algumas vantagens: o capital das novas unidades não é seu (É do franqueado), a responsabilidade por trabalhadores da unidade franqueada geralmente não é sua e ainda poderá obter resultados financeiros com a venda de produtos, taxa de adesão, royalties (Valor mensal repassado pela franquia) e outras taxas.

É difícil montar uma franquia? Depende muito do estágio em que está sua empresa. Quanto mais formalizada e com processos bem estabelecidos, tendo, também, registro de marca no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual e um histórico que torne mais seguro para o franqueado empreender você tem possibilidades de agilizar o processo de criação de uma franqueadora.

Existem empresários afoitos que querem, de uma hora para outra, criar franquias. Buscam ganhar taxas de adesão e royalties o quanto antes, o que é um erro. Nem mesmo elaboram bem uma Circular de Oferta de Franquia -COF e contratos e saem, desesperadamente, procurando interessados em adquirir a franquia. E o pior: muitas vezes vendem franquias sem analisar se o modelo franqueado dá, de fato, lucros para quem o adquiriu. Aí o resultado pode ser catastrófico. Afinal se alguém empreende confiando em ter resultados e não os obtém pode ficar muito insatisfeito e gerar todo tipo de problema, inclusive demandas jurídicas contra o franqueador que optou com caminhos encurtados e as tais consultorias de “contrato copia e cola” para criar a rede de franquias.

Seja um franqueador bem posicionado no mercado. Venda o que dá de fato resultado e, para isso, um bom projeto piloto faz diferença – apesar da legislação não o exigi-lo. Uma medida que atrasa um processo de franqueabilidade mas, por outro lado, acelera a assertividade em evitar demandas contrárias futuras. A atividade de franchinsing deve, por essência, ser positiva para as duas partes.

Costumo, em projetos de franqueabilidade, olhar, em primeiro lugar, o que o franqueado ganha, entendendo se a atividade dele será viável ou não para, só depois, começar a analisar os impactos da atividade para o franqueador e sua estrutura necessária para atender com maestria o que se comprometeu contratualmente a entregar. Afinal não é pequeno o número de franquias que entrega deficitariamente o que se comprometeu criando relações fragilizadas e até mesmo o comprometimento futuro da atividade.

Contar com um franqueador que dá, de fato, o suporte, o conhecimento e a base necessária faz toda a diferença e minimiza, significativamente, os riscos de fracasso do empreendimento do franqueado. Negócio bom é o que todos saem ganhando com ele…

Honestidade, transparência, comprometimento entre franqueador e franqueados pode fazer toda a diferença. Existem franqueados que caem em verdadeiras armadilhas contratuais que começam por Circulares de Oferta de Franquia – as COFs que pouco se comprometem a entregar e contratos que repetem a mesma condição. Além disso apresentam diversos limitadores que praticamente posicionam o franqueado numa condição de grande fragilidade diante do franqueador, o que é outro ponto que seguidamente identificamos e alertamos, quando há tempo de não assinar o contrato.

Um franqueador bom não é escolhido pelo franqueado, ele define o franqueado que quer. Um franqueado que não quer dor de cabeça deve ler bem as entregas e ter o detalhamento, escrito, oficializado dela. A história do comprometimento verbal, nestes casos, pode ser o começo de fortes dores de cabeça num futuro não muito longínquo.

O modelo de franquias é altamente interessante para quem não tem conhecimento específico de uma determinada área, pouco conhecimento administrativo e disponibilidade de tempo para acompanhar a atividade. Já se você conhece profundamente a área e tem boas bases de gestão, ao invés de buscar comprar uma franquia pense em fazer um bom plano de negócios e contar com bom suporte técnico na criação da atividade.

Já quem é franqueador ou potencial franqueador firmar contratos de franchising sem pessoas com o perfil ideal pode ser o começo do fim de um sonho de expansão. Pessoa errada pode não fazer acontecer, gerar problemas no território e desgastar a marca que você tanto sonhou em potencializar e criar uma rede de estabelecimentos.

Os riscos e as oportunidades existem tanto para quem busca criar sua franqueadora quanto para quem pensa em realizar o sonho de ter a própria franquia.

Compartilhe nas suas redes:
Por Marcelo Dalle Teze
Em 29-dez-2023
Sobre o autor: Administrador habilitado em Marketing e jornalista, especialista em Gestão de Pessoas e em Indústria 4.0, MBA em Gestão Industrial. Amplo conhecimento em Governança Corporativa, Gestão Financeira e experiência em comunicação. É auditor ISO9001:2015 com ampla experiência em consultoria empresarial em diversos segmentos. Autor do Livro – Horizonte Estratégico Interativo para a Prática – HEIP e com atuação em cases vencedores do Top de Marketing ADVB-PR e ganhador de prêmios nacionais de comunicação e gestão.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário.

Veja mais
Conteúdos relacionados
A construção de um mundo novo
Olá. Eu você, nós somos como um grãozinho de areia dividido em um milhão de vezes num grande deserto. Se imagine um grãozinho de areia dividido em um milhão de vezes num imenso deserto. Somos pequenos, né? Mas, ao mesmo tempo somos o centro do mundo. Pois a vida gira no nosso entorno, como um…
Marcelo Dalle Teze
Em 30-dez-2023
Ver mais
Características de empresas prósperas e longínquas
As características de empresas prósperas e com longevidade
Marcelo Dalle Teze
Em 28-mar-2024
Ver mais
Trajetória de vida numa única empresa é tendência que volta
Cotidianamente percebemos gurus evidenciando o fim do emprego e que as pessoas trabalhão por projetos e pelo que entregarem. De fato, isto irá acontecer, mas muitas organizações terão seus olhos voltados para talentos honestos, dedicados, focados e com o objetivo de crescer e fazer a trajetória de vida dentro delas. Mesmo com a pior das…
Marcelo Dalle Teze
Em 29-dez-2023
Ver mais
Tenha acesso a nossa expertise para impulsionar os resultados da sua empresa. Entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp, é simples e rápido.
Falar com consultor