A descentralização compartilhada como fator de competitividade na Gestão

Os líderes estão verdadeiramente preparados para descentralizar seus objetivos de forma organizada e de maneira que se transformem em práticas tanto na iniciativa privada quando na área pública?  Geralmente não, pois há um “desvirtuar” do entendimento do que é uma boa gestão. Existe um prefeito no Brasil que ganhou notoriedade plantando jardins e “colocando a mão na massa”, como se fosse o máximo, sendo amplamente reverenciado. Verdadeiro engano perceptivo, pois neste tempo em que estava numa atividade restrita, específica e meramente operacional deveria estar planificando e distribuindo atividades para toda uma equipe administrativa, potencializando o poder de transformação dos talentos humanos sobre o que foi estabelecido.

Há ainda o líder que diz que tem tudo na cabeça. O problema é que está claro, somente na própria cabeça dele e, assim, o entendimento do grupo dos direcionamentos a serem tomados fica restrito ou confuso. Em mais de 20 anos de atuação em consultoria nunca vi algo melhor do que a Gestão Estratégica Interativa, quando o líder estabelece seus objetivos e suas metas e, a partir daí, coordenadores de setores/secretarias definirão, com seu grupo, o que farão, na prática, para aquilo se materializar. Estabelecidas as prioridades dos setores elas passam a ser debatidas, num giro de diálogos com os demais coordenadores setoriais que escutam e sugerem aprimoramento e sinergias. Assim, após concluídos diálogos entre todos, o setor base estabelece, novamente, suas prioridades que são validadas, posteriormente, pelo grande grupo.

O que muda a partir da interação apresentada? O problema deixa de ser do prefeito ou do gestor da empresa. Ele passa a ser claro e compartilhado. Existem gestores que carregam um fardo pesado nas costas, por não saber compartilhar e muito menos descentralizar. E, aí, as ações não se materializam. Pode estar cheio de boa vontade mas, na ponta, o que interessa que é a ação prática, não ocorre.

A partir das prioridades estratégicas por setor há a formação de um Grupo Gestor para monitoramento periódico das ações que vai avaliar o que está indo bem e o que deve ser aprimorado durante a jornada. E cada coordenador de Setor abrirá planos de ações, com prazos e responsabilidades, para que suas prioridades se materializem. Periodicamente este coordenador de Setor prestará contas ao grande grupo, com a participação de seus principais parceiros, num movimento continuo de engajamento e comprometimento.

Administrar não é uma tarefa fácil. E administrar de forma compartilhada é algo primordial para quem busca a gestão 4.0, ou seja, estar um passo a frente dos demais. Difícil? Não. Mirabolante? Não. Apenas uma questão de vontade, atitude e uso das ferramentas transformadoras certas que também coloquem indicadores para acompanhamento da jornada.

Quem não mede não gerencia. É uma frase que parece radical, mas lanço a você um desafio. Digamos que você tem que ir de carro até Curitiba. Se eu for e desconectar todos os marcadores de seu veículo para você viajar. Quais serão, sem marcador algum (Velocidade, combustível e outros apontamentos) as sensações na sua viagem? Insegurança, medo, desconforto e outros. Pois na viagem da administração de um negócio ou um órgão público a sensação não deveria ser diferente. Você deve ter marcadores essenciais funcionando e lhe abastecendo continuamente informações que possam apontar se você corre riscos ou não. Sem eles, estará numa jornada ao obscuro.

Pense por ai: compartilhar desafios, descentralizando. Monitorar o andamento das ações ao longo da jornada e manter os controles em dia e sendo avaliados.

A vida é cheia de surpresas em todas as áreas. Quem administra bem pode enfrenta-las, mas terá, sem dúvida alguma, melhor controle da jornada. O resto é chute e emoção que, geralmente, a gente sabe no que dará.

Foto: Freepik

Compartilhe nas suas redes:
Por Marcelo Dalle Teze
Em 29-dez-2023
Sobre o autor: Administrador habilitado em Marketing e jornalista, especialista em Gestão de Pessoas e em Indústria 4.0, MBA em Gestão Industrial. Amplo conhecimento em Governança Corporativa, Gestão Financeira e experiência em comunicação. É auditor ISO9001:2015 com ampla experiência em consultoria empresarial em diversos segmentos. Autor do Livro – Horizonte Estratégico Interativo para a Prática – HEIP e com atuação em cases vencedores do Top de Marketing ADVB-PR e ganhador de prêmios nacionais de comunicação e gestão.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário.

Veja mais
Conteúdos relacionados
História em gestão e comunicação
Marcelo Dalle Teze começou sua trajetória profissional na imprensa. Foi redator e, posteriormente, chefe de redação do Grupo Diário da Manhã (Passo Fundo e Carazinho); atuou como editor e, posteriormente, na Direção Comercial do Gazeta do Sudoeste/Diário do Sudoeste, Pato Branco. Também atuou como free lancer pela Rádio Guaíba, pelo Correio do Povo (RS) e…
Marcelo Dalle Teze
Em 27-dez-2023
Ver mais
O desafiador futuro que começa amanhã
Vivemos, de fato, um momento singular da existência humana que exigirá o máximo de visão, de estratégia e de direcionamento que farão com que negócios existentes sejam reinventados ou caminhem, a exemplo do que ocorreu com os dinossauros, para a extinção. Uma fase em que não é o grande por ser grande que se preservará,…
Marcelo Dalle Teze
Em 29-dez-2023
Ver mais
Muitos empreendimentos entram, desnecessariamente, em colapso
Você é um empreendedor e pode estar cometendo o erro de muitos antecessores que encerraram a atividade sem saber, ao certo, o motivo da derrocada.  Quando uma pessoa está doente ela é levada a um médico que, antes de prescrever os remédios, faz a anamnese e requer a coleta de exames que permitem indicadores comparativos…
Marcelo Dalle Teze
Em 29-dez-2023
Ver mais
Tenha acesso a nossa expertise para impulsionar os resultados da sua empresa. Entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp, é simples e rápido.
Falar com consultor