Oportunidades e armadilhas no Mundo das Franquias
Categorias:

Se você possui uma empresa que vem apresentando lucros e tem uma operação devidamente controlada e bem gerida há uma alternativa que pode potencializar seus resultados. A criação de franquias da sua marca. Uma das mais utilizadas é a franquia de terceira geração em que há a liberação, via contrato, para um terceiro de marca, conhecimento e produtos de uso exclusivo para que este franqueado tenha aceleradas ações que venham tornar mais competitiva sua atividade.

O franqueador poderá criar uma rede de empresas franqueadas, algo que lhe permite algumas vantagens: o capital das novas unidades não é seu (É do franqueado), a responsabilidade por trabalhadores da unidade franqueada geralmente não é sua e ainda poderá obter resultados financeiros com a venda de produtos, taxa de adesão, royalties (Valor mensal repassado pela franquia) e outras taxas.

É difícil montar uma franquia? Depende muito do estágio em que está sua empresa. Quanto mais formalizada e com processos bem estabelecidos, tendo, também, registro de marca no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual e um histórico que torne mais seguro para o franqueado empreender você tem possibilidades de agilizar o processo de criação de uma franqueadora.

Existem empresários afoitos que querem, de uma hora para outra, criar franquias. Buscam ganhar taxas de adesão e royalties o quanto antes, o que é um erro. Nem mesmo elaboram bem uma Circular de Oferta de Franquia -COF e contratos e saem, desesperadamente, procurando interessados em adquirir a franquia. E o pior: muitas vezes vendem franquias sem analisar se o modelo franqueado dá, de fato, lucros para quem o adquiriu. Aí o resultado pode ser catastrófico. Afinal se alguém empreende confiando em ter resultados e não os obtém pode ficar muito insatisfeito e gerar todo tipo de problema, inclusive demandas jurídicas contra o franqueador que optou com caminhos encurtados e as tais consultorias de “contrato copia e cola” para criar a rede de franquias.

Seja um franqueador bem posicionado no mercado. Venda o que dá de fato resultado e, para isso, um bom projeto piloto faz diferença – apesar da legislação não o exigi-lo. Uma medida que atrasa um processo de franqueabilidade mas, por outro lado, acelera a assertividade em evitar demandas contrárias futuras. A atividade de franchinsing deve, por essência, ser positiva para as duas partes.

Costumo, em projetos de franqueabilidade, olhar, em primeiro lugar, o que o franqueado ganha, entendendo se a atividade dele será viável ou não para, só depois, começar a analisar os impactos da atividade para o franqueador e sua estrutura necessária para atender com maestria o que se comprometeu contratualmente a entregar. Afinal não é pequeno o número de franquias que entrega deficitariamente o que se comprometeu criando relações fragilizadas e até mesmo o comprometimento futuro da atividade.

Contar com um franqueador que dá, de fato, o suporte, o conhecimento e a base necessária faz toda a diferença e minimiza, significativamente, os riscos de fracasso do empreendimento do franqueado. Negócio bom é o que todos saem ganhando com ele…

Honestidade, transparência, comprometimento entre franqueador e franqueados pode fazer toda a diferença. Existem franqueados que caem em verdadeiras armadilhas contratuais que começam por Circulares de Oferta de Franquia – as COFs que pouco se comprometem a entregar e contratos que repetem a mesma condição. Além disso apresentam diversos limitadores que praticamente posicionam o franqueado numa condição de grande fragilidade diante do franqueador, o que é outro ponto que seguidamente identificamos e alertamos, quando há tempo de não assinar o contrato.

Um franqueador bom não é escolhido pelo franqueado, ele define o franqueado que quer. Um franqueado que não quer dor de cabeça deve ler bem as entregas e ter o detalhamento, escrito, oficializado dela. A história do comprometimento verbal, nestes casos, pode ser o começo de fortes dores de cabeça num futuro não muito longínquo.

O modelo de franquias é altamente interessante para quem não tem conhecimento específico de uma determinada área, pouco conhecimento administrativo e disponibilidade de tempo para acompanhar a atividade. Já se você conhece profundamente a área e tem boas bases de gestão, ao invés de buscar comprar uma franquia pense em fazer um bom plano de negócios e contar com bom suporte técnico na criação da atividade.

Já quem é franqueador ou potencial franqueador firmar contratos de franchising sem pessoas com o perfil ideal pode ser o começo do fim de um sonho de expansão. Pessoa errada pode não fazer acontecer, gerar problemas no território e desgastar a marca que você tanto sonhou em potencializar e criar uma rede de estabelecimentos.

Os riscos e as oportunidades existem tanto para quem busca criar sua franqueadora quanto para quem pensa em realizar o sonho de ter a própria franquia.

Compartilhe nas suas redes:
Por Marcelo Dalle Teze
Em 29-dez-2023
Sobre o autor: Administrador habilitado em Marketing e jornalista, especialista em Gestão de Pessoas e em Indústria 4.0, MBA em Gestão Industrial. Amplo conhecimento em Governança Corporativa, Gestão Financeira e experiência em comunicação. É auditor ISO9001:2015 com ampla experiência em consultoria empresarial em diversos segmentos. Autor do Livro – Horizonte Estratégico Interativo para a Prática – HEIP e com atuação em cases vencedores do Top de Marketing ADVB-PR e ganhador de prêmios nacionais de comunicação e gestão.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário.

Veja mais
Conteúdos relacionados
A falta de foco estratégico
Dicas sobre os impactos da falta de foco estratégico na viabilidade da atividade. Marcelo Dalle Teze · A falta de foco estratégico
Marcelo Dalle Teze
Em 29-dez-2023
Ver mais
Que mundo virará o nosso mundo
O ano de 2052 será marcante em cada município de nosso país. Um ano em que as comunidades estudam novas formas de aproveitamento da água, através de leis municipais de incentivo ao uso de cisternas. Cidades que, como o país, estarão vivendo um social-capitalismo, quando pelo menos 50% da população terá um ganho vida, necessário…
Marcelo Dalle Teze
Em 30-dez-2023
Ver mais
Dificuldades limitadoras que afetam a agilização do trabalho cotidiano
Há muita conversa sobre modernidade em gestão, mas várias organizações empresariais estão perdendo e, muito, em competitividade por não alinharem o essencial: a forma de gestão cotidiana. A cultura relacional vinculada ao cotidiano é tão importante por definir, até mesmo, o perfil de profissionais que ficarão, de fato, atuando na empresa: medíocres, resolutos, submissos, autodeterminados,…
Marcelo Dalle Teze
Em 29-dez-2023
Ver mais
Tenha acesso a nossa expertise para impulsionar os resultados da sua empresa. Entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp, é simples e rápido.
Falar com consultor